h1

O que reciclar em Lisboa

26/02/2010

Plástico e metal: Eco-pontos amarelos (um pouco por todo o concelho).
Recebem: Garrafas, garrafões e frascos de:  água, sumos e refrigerantes, vinagre, óleos alimentares, detergentes ( incluindo lixívia),  produtos de higiene ( shampô, cremes), óleo de motor, Sacos de plástico, Sacos de ráfia (batatas e cebolas), Filme plástico, Esferovite, Pacotes de leite e bebidas (ECAL – embalagens de cartão para alimentos líquidos ), Embalagens de Iogurtes sólidos e líquidos, Embalagens de manteiga e margarinas, Embalagens de batatas fritas e aperitivos, Bisnagas de mostarda, ketchup, Copos de plástico, Tampas de plástico, Vasos, latas de bebidas, latas de conserva, caricas, tabuleiros de alumínio, aerossóis vazios, Tampas metálicas, Tubos de pasta de dentes.
Não depositar: Garrafões de combustível, Baldes, Cassetes de vídeo, CD’s e DVD’s, Canetas, Cabides, Rolhas de cortiça, Talheres de plástico, Electrodomésticos, Pilhas e baterias, Objectos que não sejam embalagens, por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.

Papel: Eco-pontos azuis (um pouco por todo o concelho).
Recebem: embalagens de cartão, por ex.: caixas de cereais; bolachas, etc, sacos de papel, papel de embrulho, jornais e revistas, papel de escrita, papel de impressão, caixas de cartão de ovos, envelopes (não é preciso tirar janela)
Não depositar: embalagens de cartão com gordura, por ex.: pacotes de batatas fritas, caixas de pizza, sacos de cimento
embalagens de produtos químicos, papel de alumínio, papel autocolante, papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos, toalhetes e fraldas, papel plastificado.

Vidro: Eco-pontos verdes (um pouco por todo o concelho).
Recebem: Garrafas (bebidas, azeite), Garrafões, Frascos, Boiões sem tampa
Não depositar: Loiças e cerâmicas (pratos, copos, chávenas, jarras, cristais.), Materiais de construção civil, Janelas, vidraças, espelhos, etc., Frascos de Perfume, Lâmpadas.

Rolhas de cortiça: http://greencork.wordpress.com/ locais de recolha: continente, dolce vita, escuteiros CNE, núcleos da quercus.

Medicamentos/produtos de cosmética fora do prazohttp://www.valormed.pt/ várias farmácias em todo o território nacional

Equipamentos eléctricos e electrónicos: Pontos electrão. Consulta a lista dos locais de recolha (que são centros comerciais, estações galp etc) aqui: http://www.amb3e.pt/

Cápsulas nespresso/delta: Entregar cápsulas nas lojas nespresso e delta.


Ajudem-nos a completar esta lista, enviando mais informação por email.
Enviem-nos também listas de reciclagem noutros pontos do país.

Anúncios

2 comentários

  1. Agradeço desde já todas as dicas, são sem duvida bastante viáveis para um avanço na mentalidade e por conseguinte no quotidiano dos Portugueses.

    Tomarei a liberdade de aqui deixar uma dica também ;)

    É felizmente prática comum em Portugal devido a várias campanhas publicitárias, guardar as tampas (de plástico/metal) de diversos produtos que consumimos. Assim estaremos a aliar a vertente ecológica à vertente humanitária, visto que as tampas guardadas podem ser entregues em vários pontos de recolha, inclusive em diversos postos de trabalho de modo a angariar dinheiro e assim atribuir cadeiras de rodas (por exemplo) a pessoas que delas necessitem. Sendo que no final as tampas são recicladas de modo a terminar o ciclo!

    É curioso imaginar o quanto protegemos o nosso planeta ao poupar em produtos químicos na produção de plástico e o quanto fazemos felizes tantas pessoas através de um tão pequeno passo/hábito!

    Por isso aqui deixo a dica, comece a guardar sempre em sua casa as tampas de garrafas de sumos, águas e até detergentes que vai utilizando no dia a dia! Quando tiver um garrafão cheio (um dos possíveis recipientes onde pode guardar as tampas) entregue-o no seu trabalho ou noutro posto de recolha que conheça.

    Assim faremos um mundo melhor!!!


  2. Estou Farto. Desde que começou a a haver reciclagem comecei a reciclar.Agora com a nespresso vou com um garrafão cheio de capsulas de Sacavem para Lisboa.Mas tudo tem um fim. Os senhores da Câmara de Lisboa retiraram os papelões, ficando apenas o vidrão .Tenho muita pena mas acho que vou passar a deitar tudo para o LIXO



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: