h1

Troca as lâmpadas antigas por lâmpadas economizadoras – já!

26/02/2010

Hoje existem novas lâmpadas economizadoras que gastam apenas 20% que uma lâmpada incandescente.
Ou seja, 5 vezes menos consumo!

Possivelmente pensas que já tens lâmpadas economizadoras lá em casa, mas porque não conferires em poucos minutos se todas as lâmpadas são mesmo economizadoras?
É simples: qualquer lâmpada incandescente com potência superior a 20W é muito provavelmente uma lâmpada antiga e deve ser trocada já hoje por uma economizadora.

A poupança que podes ter ao fim do mês trocando lâmpadas antigas pode ser bastante. Se queres ter uma ideia, usa a seguinte fórmula (aproximada):
– Soma a potência de todas as lâmpadas incandescentes que encontrares lá em casa.
Por cada 100W de lâmpadas incandescentes, trocar essas lâmpadas por economizadoras equivalentes poupa-te cerca de 80 cêntimos por mês.
[Assumindo que as lâmpadas ficam em média 3h ligadas por dia.]
Em muitas casas isto pode significar uma poupança de 10% ou 20% na conta da luz. Ou seja, ter este objectivo garantido sem esforço!

Como é em tua casa? Gasta uns minutos e dá a volta às divisórias da casa à procura de lãmpadas antigas e faz as contas.
Conta-nos como correu a tua experiência, deixando um comentário.

Há alguns mitos à volta das lâmpadas economizadoras. Por exemplo:

Mito 1: As lâmpadas economizadoras são demasiado caras.
De facto, parecem mais caras quando olhas para o seu preço numa loja (costumam custar de 5€ para cima). No entanto, é fácil fazer as contas e mostrar que optar por uma economizadora poupar-te-á mais de 50€ (quando comparado com o custo de optar pela incandescente). Vê uma explicação detalhada aqui.
A explicação é o facto das lâmpadas economizadoras terem um tempo de vida 6x mais longo que as incandescentes e o facto de durante esse tempo a economizadora gastar 5x menos que uma incandescente.

Mito 2: Não é bom para o ambiente deitar lâmpadas que ainda funcionam no lixo, por muito pouco eficientes que sejam, logo vou esperar uns anos até as minhas lâmpadas incandescentes fundirem para finalmente comprar economizadoras.

De facto não parece muito ecológico deitar lâmpadas que ainda funcionam para o lixo, mas a energia que as lâmpadas incandescentes gastam é tanta que é
consensual que a opção mais acertada é trocá-las já por lâmpadas economizadoras.
Talvez queiras guardar um par de lâmpadas antigas para emergências, as restantes entrega-as num ponto de recolha.

Mito 3: As lâmpadas economizadoras têm uma luz tremida e levam eternidades a acender.
Nos velhos tempos isto era verdade, sim. No entanto, os modelos novos que encontrarás hoje nas lojas e supermercados ligam-se imediatamente, chegam à luminosidade máxima em poucos segundos e não tremem. Experimenta por ti e terás uma boa surpresa.

Mito 4: Lâmpadas economizadoras são feias.
Hoje já as encontras em várias formas, incluindo a forma das lâmpadas incandescentes antigas, para além de outras formas originais e estilas.

Mito 5: Lâmpadas economizadoras contêm mercúrio, que é mau para a saúde e para o ambiente.
Isso só é verdade se a lâmpada for colocada directamente no lixo. Se entregue num ponto de recolha de lâmpadas, esse mercúrio pode ser tratado correctamente e mesmo reciclado.
(Já agora, alguns argumentam que mais mercúrio é lançado para a atmosfera pelas lâmpadas incandescentes, devido ao carvão queimado em centrais térmicas para produzir a energia adicional que elas consomem.)

Mito 6: As lâmpadas economizadoras não se podem usar com interruptores contínuos (dimmers).
Isto só é verdade para alguns modelos. Podes encontrar lâmpadas incandescentes que são compatíveis com dimmers. São um pouco mais caras.

Para concluir: para além de lâmpadas incandescentes, também outros tipos de lâmpadas têm alternativas mais economizadoras. Informa-te, por exemplo aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: