h1

Menos sacos de plástico

27/02/2010

Muitos dos sacos de plástico que usamos são, na verdade, desnecessários. Sem pensarmos muito nisso, acumulamos toneladas de sacos de plástico ao longo de um ano, o que tem um impacto ambiental enorme.
Não te deixes enganar: mesmo os sacos de plástico que alguns supermercados anunciam como biodegradáveis podem levar mais de 200 anos a biodegradar-se, além de que custaram energia e petróleo a produzir.
Mesmo se os colocares no ecoponto amarelo, muitos não são reciclados, porque a sua reciclagem é cara e consome muita energia.

Por isso a melhor solução é mesmo usar o mínimo de sacos de plástico possível.

Alguns bons truques para conseguir esse objectivo de forma fácil:

– Quando fores ao supermercado ou mercearia, leva sacos de casa. De preferência laváveis e duráveis (por exemplo, de pano). A tua mochila ou carteira também servem para levar algumas compras.

– Se por acaso na altura não tiveres saco ou mochila, pensa bem quantos sacos precisas. Se for pouca coisa, podes mesmo transportá-la na mão, sem qualquer saco. Quando o empregado pegar em vários sacos de plástico para ti, diz-lhe sem vergonha, que não precisas. Nem sempre é fácil sair da timidez quando o empregado já tem o saco de plástico na mão, mas aqui estão algumas frases que resultam sempre bem:
“Não preciso, obrigado. Depois não sei o que fazer a esse saco.”
“Não, obrigado. Escusa de gastar sacos.”
“Não preciso, obrigado. Moro já aqui, posso levar na mão.”

Envia-nos comentários com mais frases úteis para declinar um saco de plástico!

– Não uses sacos para coisas que já estão embaladas por natureza. Por exemplo, um cacho de bananas, uma laranja ou uma abóbora não precisam de saco de plástico para serem pesados e comprados. Pensa nisso.

– Mesmo com os truques acima, por vezes tens mesmo de trazer sacos de plástico para casa. Não os recicles no ecoponto amarelo (e deitar no lixo está fora de questão). Em vez disso, guarda-os numa gaveta porque podes reutilizá-los. Por exemplo, como sacos do lixo (quer lixo comum, quer lixo de reciclagem).

Conheces mais bons truques? Partilha-os com um comentário.

Anúncios

2 comentários

  1. Sobre o “enbuste” dos sacos de plástico ditos biodegradáveis:

    http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?articleID=3151&categoryID=567

    Extrato:
    “A Quercus verificou que ao fim de 10 meses os sacos produzidos em plástico oxo-degradável, distribuídos gratuitamente nos Hipermercados Jumbo/Pão de Açúcar e Continente/Modelo (e em outras lojas do Grupo Soane, nomeadamente: Worten, Modalfa, Sport Zone, Vobis, MaxMat, Zippy, Área Saúde) e, continuavam sem se degradar nos destinos mais prováveis, ao contrário do que se podia esperar. Esta constatação foi agora confirmada por Estudo do Ministério do Ambiente Inglês.”


  2. Cada vez mais é necessário sensibilizar a sociedade para a redução dos materiais que consumimos diariamente, tendo em conta os prejuízos daí resultantes para o nosso planeta. Actualmente já há muita e completa informação sobre o destino a dar às embalagens e sacos de plástico que como por magia cobrem os balcões das nossas cozinhas depois de uma ida ao supermercado. Mas é bom que nos desenvencelhemos deles muito antes de os utilizar. Nalgus supermercados (não nas grandes superfícies) os legumes e frutos são pesados nos balcões das caixas onde finalizamos as nossa compras. Neste caso o ideal seria colocar no carrinho do supermercado os frutos e legumes a granel rejeitando os ditos sacos de plástico. Não custa nada! E acreditem é um grande contributo para a natureza! Eu sou uma ambientalista compulsiva… (no bom sentido, claro)e sinto-me muito felíz por isso.



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: