h1

Não deites óleo da cozinha pelo ralo

01/03/2010

O óleo de cozinha, desde o óleo que sobra das frituras àquele que escorremos das latas de atum, nada tem de inocente. Segundo a APA, um litro de óleo doméstico deitado no ralo da banca da cozinha chega a contaminar, de uma só vez, um milhão de litros de água.
Mais: quando os óleos são deitados pelo ralo e acabam na conduta do prédio, a acumulação de gorduras causa problemas nas próprias instalações dos edifícios. E quando entram nas estações de tratamento de águas residuais são mais um resíduo que tem de ser removido, o que acrescenta despesa no tratamento suplementar.
Finalmente, quando chegam aos rios, não deixam de ser um produto que não é natural. Apesar de não ser um produto perigoso como o óleo das oficinas, aumenta a carga orgânica de tal forma que leva à falta de oxigénio para a vida aquática.

Por isso:

Não deites óleos de cozinha pelo ralo. Reserva uma garrafa ou garrafão de plástico antigo para, com um funil, recolheres todo o óleo que sobra de frituras, de conservas em lata, etc.
– Quando a garrafa estiver cheia, procura um oleão perto de tua casa, onde poderás deitar a tua garrafa para que o óleo seja reciclado.
Também podes deixar a garrafa num dos milhares de restaurantes/cafés em todo o país que recebem óleo para reciclar. Certamente haverá um perto de ti. Vê a lista de restaurantes aderentes aqui.
– No caso remoto de não teres nenhum ponto de recolha perto de casa, deita a garrafa no caixote do lixo (indiferenciado) da tua cozinha. Desta forma não reciclas o óleo, mas pelo menos não o atiras para as condutas que no final irão chegar aos rios. Poupas assim problemas de entupimentos na tua casa/prédio e poluis menos a água dos rios.

um oleão

fonte: Público/Quercus

Anúncios

3 comentários

  1. Em complemento, informo que no site da AMI há uma listagem em pdf de todos os restaurantes/cafés do país que aceitam os n/ óleos usados

    http://www.ami.org.pt/media/pdf/aderentes_oleosNov08.pdf

    Há de certeza um perto de n/ casa.


  2. Obrigado pela informação! Complementámos o post com o link para a lista de restaurantes/cafés.

    10:10


  3. O pingo doce de Alvalade também! É ao pé da av do Brasil ou da Rio de Janeiro ;)



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: