h1

Tens mesmo noção de quanto um vôo polui?

08/03/2010

> Tens noção de que um vôo ida-e-volta Lisboa-Paris emite practicamente tanto CO2 por passageiro quanto tu emites no consumo de electricidade lá em casa durante o ano inteiro?

> Sabias que um vôo ida-e-volta Lisboa-Paris emite practicamente tanto CO2 por passageiro quanto tu poupas de deixares o carro desligado durante o ano inteiro?

> Sabias que ao combustível usado pelos aviões não é cobrado imposto; e que, se fosse mesmo cobrado um imposto idêntico ao que em Portugal é cobrado aos combustíveis em terra, uma viagem ida-e-volta Lisboa-Paris ficaria cerca de 150€ mais cara por pessoa? Com esse aumento terias feito todas as viagens que fizeste no ano passado?

> Tens noção de que, quando podes optar por trocar o avião pelo comboio. essa opção resulta em pelo menos dez vezes menos emissões por passageiro?

Não feches os olhos nem deixes que o marketing das viagens baratas de avião te engane. Informa-te.

Para muitos de nós, voar menos é o objectivo mais difícil de todos. Mas em muitos casos é possível reduzir em muito.

Ideias não faltam:

– Vai para fora cá dentro.
Dá mais importância a este velhinho slogan. Tens muito que explorar perto de ti, à distância de uma viagem de comboio, carro ou barco. Poupas em emissões e em tempo de viagem, ajudas a economia local, e em muitos dos casos divertes-te tanto como num destino remoto.

– Quando o destino o permite, opta pelo comboio, barco ou mesmo o carro.
Optar pelo comboio emite pelo menos dez vezes menos CO2 por passageiro que por avião. Comprova-o aqui. Barco e carro também são bem menos poluentes. Sim, provavelmente demora mais tempo, mas não tem de ser tempo perdido.

– Faz menos viagens, e com estadias mais longas.
Se vais mesmo fazer a tal viagem de avião, aproveita-a bem e tira mais dias de férias, em vez de fazeres duas ou mais viagens curtas de avião. Combate o conceito de viagem de avião de fim de semana: já reparaste que esse conceito não existia há poucos anos atrás e que só é possível para muitos porque as emissões de avião não são devidamente taxadas?

– Escolhe a viagem de avião mais curta.
Se tens mesmo de fazer a tal viagem de avião, sê exigente na tua escolha de itinerário. Não escolhas itinarários que percorrem o dobro da distância só porque assim poupas uns euros – sê responsável.

– Faz o mínimo de mudanças de vôo até ao teu destino
Talvez te surpreenda, mas a descolagem e aterragem consomem tanto combustível quanto 800 kms no ar! Por isso, se tens mesmo de ir de avião, faz um esforço por chegares ao destino com o mínimo de vôos diferentes. Se tiveres vôos directos para o destino, opta por esses, mesmo que sejam um pouco mais caros – poupas nas emissões e é muito mais rápido e confortável. Se não houver vôos directos para o teu destino, apenas para uma cidade próxima, então pondera apanhar esse vôo directo e depois chegar ao teu destino usando o comboio ou autocarro.

– Opta por videoconferência/teleconferência para evitares algumas viagens de trabalho
O objectivo de muitas viagens de trabalho pode ser assegurado à distância por videoconferência ou teleconferência, com custos monetários e ambientais residuais. Pondera estas alternativas sempre que tal faça sentido.

Muitos portugueses passam o ano todo sem fazer qualquer viagem de avião, ou fazem uma no máximo. Pensa bem se não és capaz do mesmo este ano.

Anúncios

2 comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, espero que tenham muito mais pessoas ou famílias a aceitar o desafio.
    Eu não entro no desafio porque já venho a reduzir o meu consumo há uns bons anos, de modo que, embora continue a reduzir e a tentar melhorar, atingir os 10% já é difícil.
    Vou colocar este blogue na minha lista.
    Bom trabalho e sucesso.


  2. Se fosses piloto no desemprego aposto que não abrias a boca para dizer essa bacurada!!!



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: